Você sabe o que é Ecotelhado?

Conhecido também como telhado verde, o Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para cobrir a laje de uma edificação superior da edificação, formando assim um “jardim suspenso”. Esse telhado contribui para o isolamento acústico e térmico da construção, além de melhorar o ambiente, dando mais vida e cor ao imóvel.

O Ecotelhado deve ser instalado por uma equipe especializada, pois requer cuidados técnicos. O passo mais importante é a vedação adequada, para que não haja vazamentos. Outro fator que deve ser observado é a inclinação do telhado e a estrutura de suporte do telhado. Além disso, é necessário verificar o sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação.

É uma solução extremamente vantajosa para os grandes centros urbanos, que enfrentam hoje problemas como ilhas de calor, poluição e enchentes.

Para a instalação do telhado verde, duas tecnologias principais estão disponíveis:

1Instalação in loco

Os componentes são instalados no local, por meio de camadas fixas que permitem o perfeito desempenho do conjunto. Uma instalação in loco básica apresenta camadas de impermeabilização da laje, drenagem e captação da água, manta geotêxtil, camada de estabilização das raízes, colmeia com substrato, camada de cobertura com substrato e plantas forrageiras.

 

 

 

2Instalação Modular

Os componentes são instalados em módulos mediante estruturas especiais, o que possibilita a criação de um colchão de ar entre as placas de plantio e a laje impermeabilizada. Nesse sistema, os módulos podem ser retirados para manutenção e substituição.

 

 

 

 

Veja aqui exemplos de Ecotelhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *