O que são: Biomantas

As biomantas ou telas vegetais são esteiras constituídas de fibras vegetais desidratadas que são entrelaçadas por meio de costuras de fios, látex natural, colas ou ainda grelhas de polipropileno. Protegem o solo da erosão superficial retendo a umidade por mais tempo. Essa retenção propicia condições mais adequadas de germinação e desenvolvimento das espécies vegetais semeadas, além de fornecer nutrientes, pois, são degradáveis e servem de fonte de matéria orgânica para o solo, auxiliando em sua estruturação. Podem ser fabricadas utilizando diversos produtos tais como: celulose, sisal, fibra de coco, juta, colmo de diversas plantas, etc.

Além de evitar a erosão superficial, proporcionam sombreamento e também a retenção da umidade no solo, quando se implanta o trabalho de reconstituição vegetal facilita a germinação de sementes no local. Protege o solo contra impacto direto da chuva e mantêm boa umidade e proteção das sementes lançadas.

As biomantas podem ser aplicadas em qualquer declividade ou tipo de solo; diretamente sobre a superfície que se deseja proteger com finalidades estéticas, ambientais e para estabilização de solos. A composição, degradabilidade, gramatura, e resistência das biomantas é variável e deve adequar-se às necessidades dos projetos de recuperação e proteção ambiental específicos, já que esses se destinam a diferentes necessidades e situações.

2 thoughts on “O que são: Biomantas

  1. Gostaria de plantar alguns exemplares em vasos de cipó, mas o trançado é muito grande e não reterá a terra. Gostaria de saber, portanto, se posso utilizar a biomanta para forrar internamente o vaso? Caso afirmativo, onde comprá-la. Moro em Salvado-BA, mas posso comprar pela internet. Obrigada

    1. Sra. Marialva,
      Seria interessante entrar em contato e pedir uma cotação formal, sem compromisso.
      Precisaríamos conhecer seu projeto.
      Entraremos em contato.
      Obrigado pela visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *