Qual termo você adota: não tecido ou nãotecido?

É uma questão que os especialistas da área se perguntam: “não tecido” ou “nãotecido”, quem adota uma e quem adota a outra grafia do termo?

Até 2012, devido ao acordo ortográfico, o termo era escrito com hífen: não-tecido. Com a reforma ortográfica, essa regra passou a não valer mais. Dessa forma, o mercado se dividiu, uma parte usa “nãotecido” e a outra, “não tecido”. Por convenção, os engenheiros e os arquitetos utilizam a grafia “nãotecido”.

A ABINT, Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, também emprega essa grafia. Veja aqui.

Já o Sebrae, a maior empresa de apoio às micro e pequenas empresas, usou o “não tecido” em um dos seus arquivos (veja na imagem abaixo).

sebrae

Do mesmo modo para a Wikipédia,  enciclopédia  multilíngue on-line (veja na imagem abaixo).

encicopledia

Utilizando a maior ferramenta de busca do mundo, o Google, podemos ver como as pessoas interessadas no assunto pesquisam por essa palavra. Nota-se que os dois termos apareceram nos resultados.

pesquisa-1-horz

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que dispensa apresentações, segundo a sua norma NBR13370 Nãotecidos – Terminologia – já deixa uma pista de que termo adota.

Assim sendo, podemos ver que a palavra é empregada de maneiras diferentes em diversos lugares. Muitos já têm a prática de usar o termo de uma certa forma. Fica aí o debate no ar, qual corrente do setor você segue? Usar a norma culta da língua portuguesa ou usar a grafia empregada em determinados setores empresariais ou ainda a terminologia usada em certas entidades de classe? “Não tecido” ou “nãotecido”?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *