Lei que proíbe lixões entra em vigor

Ainda existem mais de 3,3 mil cidades com lixão a céu aberto. Para acabar com esse problema, há 4 anos atrás entrou em vigor uma lei para que os municípios substituíssem os lixões por aterros sanitários. O prazo para isso acontecer acabou no dia 2 de agosto.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, o prazo não será ampliado, mas a pressão dos prefeitos sobre o Congresso é muito grande. “Tenho conhecimento de várias medidas que as pessoas pedem prazo, oito anos, seis anos, quatro anos”, fala a ministra.

Veja alguns casos de lixões a céu aberto:

“Hoje, 60% dos municípios não contam com aterros sanitários. A situação é pior no Nordeste. Na semana passada, em Pernambuco, duas crianças morreram intoxicadas por alimentos estragados, apanhados em um lixão. No Ceará, segundo o governo do estado, ainda existem 280 lixões. Em Iguatu, no Ceará, cada vez quer chega um caminhão, as catadoras disputam as sobras com os urubus.
Em Crateús, o lixo hospitalar, que deveria ser incinerado, se acumula por todo canto. Frascos com sangue e até seringas com agulhas ameaçam os catadores.”

Saiba mais sobre a lei no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *