Impermeabilização do solo e as grandes enchentes

A total impermeabilização do solo  nos lotes para construção civil faz com que a água não seja devidamente absorvida pelo solo e isso aumenta a possibilidade de ocorrência de grandes enchentes nas cidades.

As enchentes causam muitos estragos nas cidades, como: alagamentos, desmoronamentos, remoção da pavimentação, assoreamento acelerado dos cursos d’água, entre outros.

Para evitar esse problema sério, foi estabelecido a preservação de 10 a 15% do solo, para infiltração da água nos lotes urbanos. Essa porcentagem pode variar de acordo com o relevo e a destinação dos lotes, seja para comércio, indústria ou residências.

Pesquisas apontam que a “impermeabilização de apenas 7% da área total de um lote causa a duplicação da água superficial a circular por ele”. Se a impermeabilização chegar a 80%, “o escoamento da água superficial aumenta cerca de 8 vezes”.

Diante desse cenário, é de extrema importância investir na educação ambiental, manter as pessoas cientes dos problemas causados pela impermeabilização indevida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *