Geossintéticos em taludes sobre fundações estáveis

Está comprovado que o uso de geossintéticos, especialmente os geotêxteis, aumentam substancialmente a estabilidade dos taludes sobre a terra. Existem várias situações onde a inserção de geossintéticos em obras de estabilidade de taludes é uma solução eficiente, duradoura e atrativa, em termos de custo.

Para estabilizar taludes, utilizam-se geossintéticos de reforço dispostos em camadas horizontais. Camadas de reforços geossintéticos são usadas para estabilizar taludes contra rupturas. O talude reforçado pode ser parte da restauração de um talude rompido ou pode ser para aumentar a resistência de taludes de aterros rodoviários.

Na maioria dos casos, o talude deve ser protegido contra a erosão. Para isso é necessário a utilização de geossintéticos, como geocélulas, pouco espessas preenchidas com solo, ou geomantas, relativamente leves, que geralmente auxiliam na fixação da vegetação.

O custo desta solução sintética é relativamente baixo, quando comparado com o valor global da obra. O custo benefício dependerá do correto dimensionamento dos geossintéticos adicionados à obra de estabilização do talude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *