Empresas adotam o Telhado Verde

Para compensar a falta de verde nas cidades, por que não esverdear o telhado? O telhado verde começa a ganhar força no mercado brasileiro.


O telhado verde é um excelente isolante térmico: no verão, pode diminuir em até 70% o calor, dependendo da construção. Além disso, também é um protetor de ruído e absorve a água da chuva.

“É possível esverdear qualquer telhado, desde que você esteja atento a algumas condições técnicas, como excesso de peso que você vai ter, uma boa saída de água, um bom escoamento da água e tem que estar totalmente estanque e impermeabilizado. Não pode passar água através desse telhado se não vai dar vazamento”, explica Sérgio Rocha, diretor executivo do Instituto Cidade Jardim.

A primeira regra para se montar um telhado verde é ter uma estrutura que suporte o peso. A média é de 80 kg por metro quadrado saturado de água. A escolha da planta também é importante e a vegetação suculenta aguenta 20 dias sem irrigar. No caso da adubação é a mesma coisa, pois há telhados que duram de cinco a seis anos sem precisar de adubo.

Já se foi o tempo em que o telhado era apenas a parte de cima de uma construção. Hoje, os telhados podem ser verdes e revelar construções inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *