O avanço da técnica da drenagem de rodovias tem sido grande nas últimas décadas e os técnicos vem reconhecendo cada vez mais a sua importância. De um modo geral, essa drenagem se faz necessária, no Brasil, nas regiões onde anualmente se verifica uma altura pluviométrica maior do que 1.500 milímetros e nas estradas com um TMD de 500 veículos comerciais. O objetivo dessa técnica é defender o pavimento das águas que possam danificá-lo.
Estas águas, de um modo geral, são de duas procedências: infiltrações diretas das precipitações pluviométricas (drenagem de base do pavimento) e provenientes de lençóis d’água subterrâneos (drenagem profunda).
As águas provenientes de precipitações pluviométricas, atravessam os revestimentos numa taxa variando de 33 a 50% nos pavimentos com revestimento asfálticos e de 50 a 67% nos pavimentos de concreto cimento, segundo pesquisa realizada, podem causar sérios danos à estrutura do pavimento, inclusive base e sub-base, se não forem adotadas de dispositivo especial para drená-las.
Os dispositivos usados são a camada drenante, drenos rasos longitudinais, drenos laterais de base e drenos transversais.
Os drenos profundos têm por objetivo principal interceptar o fluxo da água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.
Os drenos profundos são instalados, preferencialmente, em profundidades da ordem de 1,50 a 2,00 metros, tendo por finalidade captar e aliviar o lençol freático e, consequentemente, proteger o corpo estradal.
Devem ser instalados nos trechos em corte, nos terrenos planos que apresentam lençol freático próximo do subleito, bem como nas áreas eventualmente saturadas próximas ao pé dos taludes.
O drenos profundos são formados da aplicação dos materiais abaixo conforme suas funções, a saber:
- Material filtrante: Geotêxtil nãotecido;
- Materiais drenantes: britas, cascalho grosso lavado, núcleo drenante (em casos de drenagem com Geocomposto).
- Materiais condutores: Tubo dreno perfurado corrugado (geralmente fabricado em PEAD), ou materiais correlatos.