Drenagem de arrimo com Geocomposto

Em um muro de arrimo, o correto dimensionamento e a execução civil perfeita de nada valerão se o sistema de drenagem não for eficaz. Para garantir essa eficiência a engenharia civil moderna faz largo uso de geossintéticos.

As águas do lençol freático que porventura ocorram à montante de um muro de arrimo devem ser controladas. Aplicar somente o método de barreira, ou seja, a impermeabilização, pode acarretar sérios danos na estrutura dos arrimos, pois a água aprisionada a montante gera uma sobrecarga muito elevada em função da saturação do solo e dependendo do tipo de arrimo o mesmo pode não resistir, levando a estrutura ao colapso.

Leia mais: Muro de arrimo com bloco segmentado.

Torna-se necessário associar ao método de barreira, o método de condução que tem a finalidade de drenar a água e conduzi-la a um ponto de saída pré-definido.

O método de barreira é a impermeabilização do arrimo e o método de condução consiste em fazer com que a água não fique aprisionada, inserindo elementos de drenagem e de condução.

A tecnologia e a praticidade estão a favor de quem quer fazer um sistema de drenagem eficiente para arrimos, baldrames e estruturas similares.

Leia mais: Drenagem de muros de arrimo.

A utilização do Geocomposto Drenante associado ao Tubo Dreno revestido com Camisa de Geotêxtil veio substituir os antigos sistemas drenantes compostos por transição granulométrica de areia à brita e o sistema composto por brita e geotêxtil, pois a rapidez e a eficiência são fatores importantes numa obra de engenharia, visando a economia.

Para esta aplicação o Geocomposto Drenante consiste em um núcleo drenante em Georrede de PEAD, acoplado em uma das faces a um Geotêxtil nãotecido, ou ainda podendo ou não estar acoplado a um filme impermeável de polietileno na outra face.

Após a execução do muro de arrimo, o sistema consiste em:

  1. Impermeabilização do muro de arrimo com cristalizantes ou com Manta Asfáltica;
  2. Instalação do Tubo Dreno revestido com camisa de Geotêtxtil, no pé do muro prevendo encaminhamento para um ponto de saída de água em rede pública ou canal próximo;
  3. Instalação do Geocomposto Drenante ao longo da área do muro de arrimo, de forma a cobrir o Tubo Dreno;
  4. Compactar o solo atrás do muro de arrimo, conforme layout esquemático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *