Conheça 3 ações adotadas por construtoras contra o desperdício nas obras

O desenvolvimento sustentável é uma necessidade, por isso as construtoras têm implementado soluções para evitar o desperdício de material, água e energia nas construções. Com essas medidas é possível economizar cerca de 30% dos custos da obra e ainda reduzir até 20% dos resíduos.

Confira 3 ações utilizadas pela construtoras que ajudam a evitar desperdícios:

CUIDADOS COM MATERIAL DA CONSTRUÇÃO

O armazenamento correto é muito importante para conter desperdícios, por exemplo: para evitar quebras, os tijolos e telhas devem ser guardados em pilhas; sacos de cimento e argamassas devem ser armazenados longe da umidade; e, por fim, materiais delicados devem ser transportados em carrinhos de mão.

As sobras podem ter um novo destino: restos de concreto e tijolos triturados em britadeira servem como areia; a madeira pode ser transformada em móveis para o refeitório da obra; e sacos de cimento vazios podem ser usados para cobrir buracos entre os tijolos na construção, evitando assim o desperdício de concreto.

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

A água potável usada nos alojamentos para lavar as mãos e roupas e para tomar banho é captada e direcionada para uma prumada de esgoto. Antes de ser tratada e bombeada para a caixa d’água, a água fica armazenada em um reservatório no subsolo. O mesmo procedimento pode ser feito com água captada das chuvas.

ECONOMIA DE ENERGIA

O telhados dos alojamentos quando pintados de branco evitam o aquecimento do ambiente e promovem conforto térmico, isso evita o uso de ventiladores ou ar condicionado.

Feitas com telhas plásticas transparentes, as clarabóias trazem luz natural para dentro das salas e pavimentos internos, dispensando assim o uso das lâmpadas durante o dia.

RESULTADOS

Os resultados dessas medidas refletem financeiramente no projeto a médio prazo, mas para o meio ambiente, os resultados são imediatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *