Brasil se destaca na construção de unidades imobiliárias com selo verde

Você sabia que o Brasil já está entre os líderes do mercado de construções planejadas para preservar o meio ambiente?

Os empreendedores, incorporadoras e investidores querem construir um prédio com algum diferencial, com isso, o número de lançamentos comerciais em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que apresentam o certificado ambiental, aumentou significativamente no último ano.

Os empreendimentos com selo verde têm conseguido “reduzir em torno de 30% o consumo de energia dentro da edificação, de 30 a 50% o consumo de água, e conseguem reduzir também em cerca de 60% a 80% a gestão de resíduos, que são gerados durante todo o empreendimento”, segundo o Marcos Casado, gerente técnico da GBC Brasil.

Conheça alguns selos verdes:

Selo LEED

O selo LEED, criado nos Estados Unidos em 1999, é o maior selo de certificação ambiental de construções.  O Brasil, com 630 empreendimentos registrados, aparece em quarto lugar no ranking de países certificados pelo LEED, atrás apenas de Estados Unidos (42.964), China (1067) e Emirados Árabes (794).

O que conta ponto para o selo LEED?

Medidas simples como bicicletários ou vagas reservadas na garagem para carros mais eficientes. Mas o que mais pesa são os sistemas inteligentes, que permitem a redução de 30% no consumo de energia e de 40% no de água.

Selo Aqua

Inspirado em um modelo francês e adaptado para a realidade brasileira, o selo Aqua foi concedido a mais de 160 projetos no Brasil.

De acordo com o responsável pelo desenvolvimento de negócios da Fundação Vanzolini, Bruno Casagrande, são “14 categorias de preocupação ambiental, que vão desde a escolha do terreno com os produtos, sistemas construtivos, até com o gerenciamento de resíduos, com a gestão de energia, a gestão de água”.

Para economizar energia, um edifício certificado pelo Aqua em São Paulo instalou quase 700 persianas automáticas que regulam a entrada de luz e de calor. Para subir ou descer de elevador, é preciso esperar a orientação do computador, que informa qual o elevador mais próximo que o levará ao andar desejado.

Selo Casa Azul

O selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal, começa a ganhar escala nos empreendimentos populares financiados pelo governo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *