Geofoco, presença no COBRAMSEG 2012

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS, em ação conjunta com a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco têm a honra de convidar a comunidade geotécnica e demais profissionais de áreas afins para participarem do XVI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – COBRAMSEG e V Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos – GEOJOVEM a serem realizados nos dias 15 a 18 de setembro de 2012, em Porto de Galinhas – PE.

Parece que foi ontem, mas já se passaram quase 30 anos do memorável COBRAMSEG 1982, realizado na capital pernambucana. Recife é a “Veneza Brasileira”, cortada por rios e pontes, belas praias, igrejas e monumentos históricos, rica em sua cultura, resultado da miscigenação dos portugueses, holandeses, indígenas e africanos. Olinda foi a primeira capital do Estado e é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Porto de Galinhas dista em torno de 60 km do Recife. É um local de praia belíssima com cenários paradisíacos: suas praias exibem piscinas naturais de águas mornas e transparentes, próximas ao pontal de Maracaípe e ao lado da praia de Serrambi.

Os eventos serão realizados no Hotel Summerville (http://www.summervilleresort.com.br). Primeiro hotel padrão cinco estrelas de um dos balneários mais badalados do Nordeste brasileiro – Porto de Galinhas – PE. O Summerville Beach Resort está, perfeitamente, integrado a um trecho da Mata Atlântica nativa e exuberante, composta por coqueiros e mangues, além de ficar à beira-mar e ter uma imensa piscina natural, formada por arrecifes à sua frente. Posteriormente ao evento e no mesmo local, ocorrerá, pela primeira vez no Hemisfério Sul, nos dias 18 a 21 de setembro de 2012, a 4th International Conference on Site Characterization, ISC‘4. Informações sobre o evento podem ser obtidas em www.isc-4.com.

TEMAS

Os eventos se constituem em um fórum privilegiado de debates sobre a Geotecnia. A temática é abrangente, envolvendo todas as áreas do conhecimento, necessárias à prática de profissionais em obras geotécnicas de infraestrutura civil. O XVI COBRAMSEG 2012 e o V GEOJOVEM têm como tema central a Engenharia Geotécnica: Ambiente, Desenvolvimento, Desafios e Soluções, abrangendo as seguintes áreas:

  • Investigações geotécnicas de laboratório e campo e suas aplicações em obras de engenharia.
  • Propriedades geotécnicas de solos: tropicais, colapsíveis, expansivos, moles, fofos, marinhos, cimentados e melhorados.
  • Desastres naturais e tecnológicos: desafios, preservação e intervenções sustentáveis.
  • Construções em solos moles.
  • Infraestrutura: obras portuárias, aeroportos, estradas e pavimentos.
  • Geotecnia ambiental: da investigação à remediação de áreas degradadas.
  • Barragens, obras de terra, estrutura de contenção e escavação.
  • Mecânica das rochas: brandas, duras e maciços rochosos.
  • Taludes e encostas naturais: segurança e riscos de estruturas geotécnicas.
  • Engenharia de petróleo.
  • Fundações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *