5 funções dos geotêxteis na construção civil

A indústria de geotêxteis vêm evoluindo com o passar dos anos, uma vez que esse tipo de material possui fácil aplicação e proporciona baixo custo à construtora, o que para a construção civil é um grande avanço em relação aos materiais tradicionais. Os geotêxteis, que têm como principal função a proteção e reforço de estruturas (como você pode entender aqui), são essenciais para a Engenharia Civil, especialmente para as obras geotécnicas. Além de proteger e reforçar outros materiais, eles podem ser aplicados em diferentes funções, como em drenagens, filtragens e separações. Algumas dessas funções podem ser combinadas, proporcionando excelência no resultado de obras. Conheça então, cada uma das cinco funções essenciais e aplicações dos geotêxteis na Engenharia Civil.

Proteção

O geotêxtil age como um protetor, uma vez que impede que uma superfície ou camada se reduza por alguma danificação. Nessa função, os geotêxteis são utilizados principalmente para prevenir erosões em taludes, superfícies planas, canais, entre outros.

Reforço

Enquanto reforço, o geotêxtil é utilizado para resistir a tensões e evitar grandes deformações em estruturas. O material possui alta capacidade de resistência à tração, distribuindo cargas sobre superfícies.

Drenagem

Com aplicabilidade para drenagens, o geotêxtil irá recolher e transportar fluidos, de modo que é comumente associado à outras funções enquanto drena substâncias.

Filtragem

O geotêxtil age como filtro para permitir a passagem de líquidos, mas bloqueando outros resíduos do solo. Essa função é aplicada principalmente em barragens de terra e drenagens em solos arenosos que contenham partículas e granulometrias.

Separação

Enquanto separador, o geotêxtil se mantém entre duas camadas de materiais diferentes e impede que haja contaminaçãos, misturas ou desgastes pelo contato. É muito utilizado em vias pavimentadas, como aeroportos e estacionamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *